Obras em Carlos Alberto recomeçam em Março
16-01-2003
 

O presidente Rui Rio anunciou ontem que as obras na Praça de Carlos Alberto vão recomeçar já em Março, quebrando-se assim o impasse em que se encontra esta antiga empreitada da Porto 2001. Caberá à Spel, empresa que construiu e explora o parque de estacionamento ali existente, a reconstrução da cobertura da praça.
A zona envolvente – Rua do Carmo, Largo do Professor Abel Salazar e ruas de Vicente J. Carvalho e da Restauração – também vai ser requalificada, no âmbito de uma empreitada a cargo da Casa da Música, SA e que deverá ser paga com os fundos da candidatura comunitária para a ponte pedonal dos Caminhos do Romântico.
O acordo com a Spel só foi possível porque, na altura da celebração do protocolo para a construção do parque de estacionamento, ficou estabelecido que a empresa reporia a praça tal como a encontrou. Ora esse é, precisamente, o desejo do executivo municipal, que rejeitou o projecto de renovação da Porto 2001 defendendo, ao invés, a manutenção de «Carlos Alberto» como era dantes, ou seja, com o mesmo desenho de calçada de calcário e basalto, as mesmas zonas ajardinadas e a reposição, no local original, do monumento aos mortos da Grande Guerra.
Os trabalhos de reconstrução de «Carlos Alberto» estão avaliados em 900 mil euros, dos quais 600 mil vão ser entregues pela autarquia, em duas prestações, à Spel como indemnização a esta empresa pela obra de rebaixamento da praça no âmbito do projecto da Porto 2001.